PT:Manual Wiki GRAMPS 3.4 - Iniciando-se

From Gramps
Revision as of 19:42, 10 March 2011 by Grampsd (talk | contribs) (1 revision)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to: navigation, search

Neste capítulo, nós vamos começar com o básico. Nós lhe mostraremos como iniciar GRAMPS e como obter ajuda quando você necessitar.


Gnome-important.png Aviso de direitos de autor especiais: Todas as edições a esta página têm de estar sob duas licenças de direitos de autor diferentes:

Estas licenças permitem que o projecto Gramps utilize ao máximo este manual wiki como conteúdo livre em futuras versões do Gramps. Caso não concorde com esta licença dupla, não edite esta página. Só pode ligar a outras páginas dentro do wiki que estejam sob licença GFDL através de ligações externas (usando a sintaxe: [http://www.gramps-project.org/...]), não via ligações internas.
Além disso, utilize apenas as convenções conhecidas.


Anterior Índice Próxima



Para iniciar GRAMPS

Você pode iniciar GRAMPS das seguintes maneiras:

  • Através do menu Aplicativos

Selecione GRAMPS na lista ne programas exibida no menu Aplicativos de seu computador. (a localização e aparência desse menu varia levemente de uma distribuição de Linux para outra. No desktop default GNOME, você encontrará GRAMPS no menu Aplicativos ->Outros.

  • Através da linha de comando

Se você é adepto de Linux/Unix e gosta de trabalhar com a linha de comando, você pode iniciar GRAMPS chamando uma janela de terminal, digitando

gramps

e então pressionando Enter.

Se você quiser que GRAMPS abra um banco-de-dados específico ou importe um arquivo específico ao iniciar, você pode fornecer o nome-de-arquivo como um argumento de linha de comando:

gramps "Árvore Familiar 1"

onde Árvore Familiar 1 é o nome do banco-de-dados que você quer abrir. A linha de comando provê muito mais maneiras de iniciar GRAMPS e realizar diferentes tarefas.

Escolhendo um banco-de-dados

Fig.1.1 Janela inicial

Se GRAMPS é iniciado sem um banco-de-dados selecionado, a tela inicial terá pouca funcionalidade. A maioria das operações não estará disponível. Para carregar um banco-de-dados, selecione ou Novo para criar um novo banco-de-dados, ou Abrir para abrir um banco-de-dados existente. GRAMPS mantém registro de seus bancos-de-dados recentemente abertos, e estes podem ser selecionados clicando-se na seta junto ao botão Abrir e escolhendo-se do menu despencante.


Obtendo ajuda

GRAMPS tem um menu Ajuda que você pode consultar a qualquer momento. Ele inclui os seguintes itens:

  • Manual do usuário: Uma versão eletrônica do manual que você pode acessar enquanto trabalha em GRAMPS.
  • FAQ: Uma lista de Perguntas Frequentes sobre GRAMPS.
  • Dica do dia: Exibe o diálogo "Dica do dia".
  • Status de plugin: Use esse item para exibir o status de quaisquer plugins que você possa ter adicionado.
  • Home page GRAMPS: Esse item abre seu navegador web e conecta com o site web do projeto GRAMPS.
  • Listas de e-mail GRAMPS: Esse item abre seu navegador web para a página de lista de e-mail GRAMPS. Nessa página, você pode navegar para os arquivos de lista de e-mail ou associar-se a uma lista de e-mail.
  • Reportar um bug: Escolha esse item para submeter uma descrição de bug em nosso sistema de rastreamento de bugs. (Lembre-se, GRAMPS é um projeto vivo. Nós queremos saber sobre quaisquer problemas que você encontre de modo que possamos trabalhar para resolvê-los para o benefício comum.)
  • About: Esse item exibe um diálogo com informação geral sobre a versão GRAMPS que você está executando.


Anterior Índice Próxima