PT:Manual Wiki GRAMPS 3.1 - Prefácio

From Gramps
Revision as of 21:50, 20 October 2009 by Lcc (talk | contribs) (Typographical conventions)
Jump to: navigation, search

GRAMPS é um pacote de software projetado para pesquisa genealógica. Embora similar a outros programas genealógicos, GRAMPS oferece algumas características únicas e poderosas, as quais discutiremos abaixo.

GRAMPS é um pacote de Software Livre, o que significa que você é livre para fazer cópias e distribuí-lo para qualquer um que queira. É desenvolvido e mantido por um grupo mundial de voluntários cujo objetivo é tornar GRAMPS poderoso, ainda fácil de usar.

Gnome-important.png Aviso de direitos de autor especiais: Todas as edições a esta página têm de estar sob duas licenças de direitos de autor diferentes:

Estas licenças permitem que o projecto Gramps utilize ao máximo este manual wiki como conteúdo livre em futuras versões do Gramps. Caso não concorde com esta licença dupla, não edite esta página. Só pode ligar a outras páginas dentro do wiki que estejam sob licença GFDL através de ligações externas (usando a sintaxe: [http://www.gramps-project.org/...]), não via ligações internas.
Além disso, utilize apenas as convenções conhecidas.


Anterior Índice Próxima



Por que usar GRAMPS?

A maioria dos programas de genealogia permite que você entre informação sobre seus ancestrais e descendentes. Tipicamente, eles podem exibir relacionamentos familiares através de diagramas, gráficos ou relatórios. Alguns permitem-no incluir imagens ou outras mídias. A maioria o deixa incluir informação sobre pessoas mesmo se estas pessoas não são relacionadas à família primária que você está pesquisando. E eles podem incluir características que deixem-no trocar informações com outros programas e imprimir diferentes tipos de relatórios.

GRAMPS tem todas essas capacidades e mais. Notavelmente, ele permite que você integre fragmentos e pedaços de informação à medida que eles emergem de sua pesquisa e coloque-os em um lugar -- seu computador. Você pode então usar seu computador para manipular, correlacionar e analisar sua informação ao invés de mexer com maços de papel

Convenções tipográficas

Neste livro, algumas palavras estão marcadas com tipografia especial:

  • Aplicativos
  • <br\>

Comandos que você digita na linha de comando

  • Nomes-de-arquivo
  • Texto substituível
  • Rótulos para botões e outras partes da interface gráfica
  • Seleções de menu têm esta aparência: Menu -> Submenu -> Item de Menu
  • Botões em que você pode clicar
  • Qualquer coisa que você digita

Este manual também provê fragmentos organizados de informação adicional em indicações e notas, como segue.


Tango-Dialog-information.png
Dica Exemplo

Dicas, indicações e fragmentos de informação extra terão essa aparência.


Gramps-notes.png
Nota Exemplo

Notas terão essa aparência.


Finalmente, há avisos, notificando-lhe aonde você deve tomar cuidado:

Gnome-important.png
Aviso Exemplo

Essa é a aparência de um aviso. Se houver uma chance que você venha a ter problemas, você será avisado com antecedência.


Anterior Índice Próxima