PT:Manual Wiki GRAMPS 4.0 - Iniciando-se

From Gramps
Jump to: navigation, search

Neste capítulo, nós vamos começar com o básico. Nós lhe mostraremos como iniciar GRAMPS e como obter ajuda quando você necessitar.


Gnome-important.png Aviso de direito-autoral especial: Todas as edições a esta página precisam estar sob duas licenças de direito autoral diferentes:

Essas licenças permitem que o projeto GRAMPS use ao máximo esse manual wiki como conteúdo livre em futuras versões de GRAMPS. Caso você não concorde com esta licença dupla, então não edite esta página. Você apenas pode ligar a outras páginas dentro do wiki que caiam apenas sob a licença GFDL através de ligações externas (usando a sintaxe: [http://www.gramps-project.org/...]), não via ligações internas.<br\> Além disso, use apenas as convenções conhecidas.


Anterior Índice Próxima



Para iniciar GRAMPS

Você pode iniciar GRAMPS das seguintes maneiras:

  • Através do menu Aplicativos

Selecione GRAMPS na lista ne programas exibida no menu Aplicativos de seu computador. (a localização e aparência desse menu varia levemente de uma distribuição de Linux para outra. No desktop default GNOME, você encontrará GRAMPS no menu Aplicativos ->Outros.

  • Através da linha de comando

Se você é adepto de Linux/Unix e gosta de trabalhar com a linha de comando, você pode iniciar GRAMPS chamando uma janela de terminal, digitando

gramps

e então pressionando Enter.

Se você quiser que GRAMPS abra um banco-de-dados específico ou importe um arquivo específico ao iniciar, você pode fornecer o nome-de-arquivo como um argumento de linha de comando:

gramps "Árvore Familiar 1"

onde Árvore Familiar 1 é o nome do banco-de-dados que você quer abrir. A linha de comando provê muito mais maneiras de iniciar GRAMPS e realizar diferentes tarefas.

Escolhendo um banco-de-dados

Fig.1.1 Janela inicial

Se GRAMPS é iniciado sem um banco-de-dados selecionado, a tela inicial terá pouca funcionalidade. A maioria das operações não estará disponível. Para carregar um banco-de-dados, selecione ou Novo para criar um novo banco-de-dados, ou Abrir para abrir um banco-de-dados existente. GRAMPS mantém registro de seus bancos-de-dados recentemente abertos, e estes podem ser selecionados clicando-se na seta junto ao botão Abrir e escolhendo-se do menu despencante.


Obtendo ajuda

GRAMPS tem um menu Ajuda que você pode consultar a qualquer momento. Ele inclui os seguintes itens:

  • Manual do usuário: Uma versão eletrônica do manual que você pode acessar enquanto trabalha em GRAMPS.
  • FAQ: Uma lista de Perguntas Frequentes sobre GRAMPS.
  • Dica do dia: Exibe o diálogo "Dica do dia".
  • Status de plugin: Use esse item para exibir o status de quaisquer plugins que você possa ter adicionado.
  • Home page GRAMPS: Esse item abre seu navegador web e conecta com o site web do projeto GRAMPS.
  • Listas de e-mail GRAMPS: Esse item abre seu navegador web para a página de lista de e-mail GRAMPS. Nessa página, você pode navegar para os arquivos de lista de e-mail ou associar-se a uma lista de e-mail.
  • Reportar um bug: Escolha esse item para submeter uma descrição de bug em nosso sistema de rastreamento de bugs. (Lembre-se, GRAMPS é um projeto vivo. Nós queremos saber sobre quaisquer problemas que você encontre de modo que possamos trabalhar para resolvê-los para o benefício comum.)
  • About: Esse item exibe um diálogo com informação geral sobre a versão GRAMPS que você está executando.


Anterior Índice Próxima