PT:Manual Wiki GRAMPS 3.1 - Prefácio

From Gramps
Jump to: navigation, search

GRAMPS é um pacote de software projetado para pesquisa genealógica. Embora similar a outros programas genealógicos, GRAMPS oferece algumas características únicas e poderosas, as quais discutiremos abaixo.

GRAMPS é um pacote de Software Livre, o que significa que você é livre para fazer cópias e distribuí-lo para qualquer um que queira. É desenvolvido e mantido por um grupo mundial de voluntários cujo objetivo é tornar GRAMPS poderoso, ainda fácil de usar.

Gnome-important.png Aviso de direito-autoral especial: Todas as edições a esta página precisam estar sob duas licenças de direito autoral diferentes:

Essas licenças permitem que o projeto GRAMPS use ao máximo esse manual wiki como conteúdo livre em futuras versões de GRAMPS. Caso você não concorde com esta licença dupla, então não edite esta página. Você apenas pode ligar a outras páginas dentro do wiki que caiam apenas sob a licença GFDL através de ligações externas (usando a sintaxe: [http://www.gramps-project.org/...]), não via ligações internas.<br\> Além disso, use apenas as convenções conhecidas.


Anterior Índice Próxima



Por que usar GRAMPS?

A maioria dos programas de genealogia permite que você entre informação sobre seus ancestrais e descendentes. Tipicamente, eles podem exibir relacionamentos familiares através de diagramas, gráficos ou relatórios. Alguns permitem-no incluir imagens ou outras mídias. A maioria o deixa incluir informação sobre pessoas mesmo se estas pessoas não são relacionadas à família primária que você está pesquisando. E eles podem incluir características que deixem-no trocar informações com outros programas e imprimir diferentes tipos de relatórios.

GRAMPS tem todas essas capacidades e mais. Notavelmente, ele permite que você integre fragmentos e pedaços de informação à medida que eles emergem de sua pesquisa e coloque-os em um lugar -- seu computador. Você pode então usar seu computador para manipular, correlacionar e analisar sua informação ao invés de mexer com maços de papel

Convenções tipográficas

Neste livro, algumas palavras estão marcadas com tipografia especial:

  • Aplicativos
  • <br\>

Comandos que você digita na linha de comando

  • Nomes-de-arquivo
  • Texto substituível
  • Rótulos para botões e outras partes da interface gráfica
  • Seleções de menu têm esta aparência: Menu -> Submenu -> Item de Menu
  • Botões em que você pode clicar
  • Qualquer coisa que você digita

Este manual também provê fragmentos organizados de informação adicional em indicações e notas, como segue.


Gnome-important.png
Dica Exemplo

Dicas, indicações e fragmentos de informação extra terão essa aparência.


Gramps-notes.png
Nota Exemplo

Notas terão essa aparência.


Finalmente, há avisos, notificando-lhe aonde você deve tomar cuidado:

Gnome-important.png
Aviso Exemplo

Essa é a aparência de um aviso. Se houver uma chance que você venha a ter problemas, você será avisado com antecedência.


Anterior Índice Próxima