Difference between revisions of "Download/pt-BR"

From Gramps
Jump to: navigation, search
m (|Download)
(Linux and BSD distributions)
 
Line 72: Line 72:
 
A seguir estão os modos de instalação do Gramps em algumas das distribuições mais populares:
 
A seguir estão os modos de instalação do Gramps em algumas das distribuições mais populares:
  
{| border="1" cellspacing="0"
+
{| {{prettytable}}
 
!Distribuição
 
!Distribuição
 
!Gerenciador de pacotes (GUI)
 
!Gerenciador de pacotes (GUI)

Latest revision as of 23:54, 22 June 2020

Linux

Linux 220x261.png

Antes de atualizar a sua distribuição: Use a sua versão antiga do Gramps para fazer uma cópia de segurança de suas árvores genealógicas [1].

por Distribuições      Versão mais recente (5.2.1) (apenas para usuários avançados)

MS Windows

Windows 180x160.png

Antes de baixar: Use a sua Use your versão antiga do Gramps para fazer uma cópia de segurança de suas árvores genealógicas [1].

Instalador para Windows (32-bit) 5.1.5      Instalador para Windows (64-bit) 5.2.1

Depois de baixar: dê um clique duplo para instalar o Gramps.

Normalmente, quando você tentar carregar a sua árvore genealógica antiga você pode permitir que ela seja atualizada se necessário, e ela será aberta. No entanto, se isso falhar por algum motivo, crie uma nova árvore genealógica e importe a cópia de segurança nesta nova árvore.

Versão alternativa independente para MS Windows [3].

Gramps 4.0.3, veja o que há de novo, também está disponível. Baixe aqui.

Mac OS X

Macos 200x200.png

Antes de baixar: Use a sua Use your versão antiga do Gramps para fazer uma cópia de segurança de suas árvores genealógicas [1]. Leia as instruções antes da instalação.

Mac OS X 10.5, 10.6, 10.7, 10.8, e 10.9     Intel 5.2.1      Mac OS X 10.5    Power PC 4.0.1

Depois de baixar: dê um clique duplo no arquivo .dmg para montar o disco (note: o seu navegador poderá fazer isso para você automaticamente). A seguir arraste o aplicativo Gramps para a sua pasta de aplicativos e dê um clique duplo para iniciá-lo [2].

Normalmente, quando você tentar carregar a sua árvore genealógica antiga você pode permitir que ela seja atualizada se necessário, e ela será aberta. No entanto, se isso falhar por algum motivo, crie uma nova árvore genealógica e importe a cópia de segurança nesta nova árvore.


BSD

Antes de baixar: Use a sua Use your versão antiga do Gramps para fazer uma cópia de segurança de suas árvores genealógicas [1].

por Distribuições      Versão mais recente (apenas para usuários avançados)

Live CD

Download link.png

Live CD de demonstração do Linux Obtendo o CD (727 MB) CD de genealogia do Linux baseado no Ubuntu 10.10 (Maverick Meerkat). Permite que você experimente uma versão pré-instalada do Gramps 3.2.5, sem fazer qualquer alteração no disco rígido. Para iniciá-la, faça o boot do computador com este Live Linux Desktop em um CD no drive de CD/DVD-ROM. (requer que você tenha gravado esta imagem em um CD-ROM com algum software para a gravação de CDs, como: Nero, Imgburn...). Se estiver interessado no Gramps, mas quiser ou não puder instalá-lo (não é o seu computador, Windows, sem internet em casa, laptop de trabalho, ...), então tente o nosso Linux Genealogy CD. Ele é executado sem qualquer instalação no disco rígido e contém uma coleção de programas de genealogia livres e de código aberto. Você pode então instalar o Ubuntu 10.10 e o Gramps a partir do CD quando desejar.

Download link.png

Edubuntu 13.04 inclui o Gramps 3.4.0

Linux and BSD distributions

A maioria das distribuições do linux vem com uma versão do Gramps, embora ela não seja sempre a mais recente e possa não estar instalada por padrão. Mesmo assim, é recomendado instalar a versão do Gramps que vem com a sua distribuição.

A seguir estão os modos de instalação do Gramps em algumas das distribuições mais populares:

Distribuição Gerenciador de pacotes (GUI) Versões atuais Notas
Linux Mint Software Manager Nadia: Gramps 3.4.0-1
Lisa: Gramps 3.3.1-1
Isadora: Gramps 3.2.0-1
Mageia
Ubuntu 32x32.png Ubuntu Software Centre Quantal: Gramps 3.4.0-1 versões disponíveis
Fedora 32x32.png Fedora Adicionar/Remover programas (Gnome) ou
Software Management (KDE)
Fedora Rawhide: Gramps 3.4.3
Fedora 18: Gramps 3.4.2.
Debianopenlogo-32.png Debian Adicionar/Remover programas squeeze (old stable): Gramps 3.2.3
wheezy (stable): Gramps 3.4.0
jessie (testing): Gramps 3.4.0
sid (unstable): Gramps 3.4.0
versões disponíveis
Mandriva 32x32.png Mandriva Software Management no

Mandriva Linux Control Center

Mandriva 2010.1: Gramps 3.3.1
Mandriva 2011: Gramps 3.2.6
Ver também backports e o repositório contrib
Redhat 32x32.png Redhat
openSUSE YaST ?? openSUSE 12.3: Gramps 3.4.2 versões disponíveis
Slackware Slackware 14.0: Gramps 3.4.2 versões disponíveis
NetBSD NetBSD: Gramps 3.4.3 versões disponíveis
FreeBSD FreeBSD: Gramps 3.3.0 versões disponíveis
PC-BSD PC-BSD: Gramps 3.3.0


Linux: Instalação da versão mais recente

Se a sua distribuição não vier com uma versão do Gramps ou você quiser instalar uma versão diferente daquela que vem com ela, você pode tentar instalar manualmente a versão mais recente do Gramps. As instruções são dadas abaixo para algumas distribuições.

Gnome-important.png
Aviso

Somente usuários experientes devem tentar fazer isso, e somente depois de ter feito uma cópia de segurança de sua árvore genealógica.

A versão do Gramps que foi incluída em sua distribuição terá sido testada para garantir que funciona com os componentes daquela distribuição. Se você tentar instalar uma versão diferente do Gramps é possível que os componentes necessários para a nova versão do Gramps não estejam disponíveis para a sua distribuição, ou (caso estejam) não funcionem adequadamente. Você pode não descobrir a existência de um problema até que já tenha feito algum trabalho com a nova versão do Gramps.

Se você já tem o Gramps instalado, e você está apenas fazendo uma atualização 'pontual' (isto é, do Gramps x.y.z para x.y.z+1, por exemplo, de 3.4.3 para 3.4.4), então é provável mas não garantido que o Gramps continuará a funcionar. No entanto, se a alteração for bem maior, especialmente se for uma grande mudança de versão (como de 2.y.z para 3.y.z), então o perigo de que ele não funcione adequadamente é muito maior.

Debianopenlogo-32.pngDebian e Ubuntu 32x32.png Ubuntu Baixar o arquivo .deb. Dê um clique-duplo no arquivo .deb baixado ou (em algumas distribuições, como o Mint Debian) execute o seguinte comando no diretório em que o arquivo foi salvo (altere o nome do arquivo para que coincida com o daquele que você baixou).

sudo dpkg -i gramps_5.2.1-1_all.deb

Para outras distribuições, faça o Download link.png do código-fonte e siga as instruções de Linux:Build from source.

Notas

[1] Faça uma cópia de segurança no formato Gramps XML. Você encontrará a opção no menu de árvores genealógicas das versões recentes do Gramps, ou então poderá utilizar a opção exportar no mesmo menu desmarcando as opções de privacidade no assistente de exportação para exportar todos os dados

[2] Alternativamente, você pode clicar e manter pressionado no ícone de disco no topo da janela do disco montado, e então a opção arrastar para a pasta de aplicativos. Isto criará uma nova pasta contendo todos os arquivos, incluindo o README e o NEWS.

[3] Uma versão alternativa independente é o GrampsPortable_5.2.0.paf.exe (20.3 MB) Portable Gramps from PortableApps.com inclui todas as dependências necessárias para o Windows. Observação: Você pode instalá-lo C: e então executar o Gramps digitando C:\PortableApps\GrampsPortable\GrampsPortable.exe (ou o local em que você instalá-lo) ou criar um atalho para aquele arquivo na sua área de trabalho ou seu menu "Iniciar". Criado por Bart.S - Por favor, informe problemas diretamente ao autor. (2012-09-07)